Passo a Passo em Vídeo e Receita de Sushi

O Sushi é um prato que exige bastante atenção de quem vai preparar, pois um mínimo detalhe pode estragar a receita. Por conta disso, leia calmamente o passo a passo e só depois comece a por em prática. Confira:

Ingredientes (Sushi)
6 folhas de algas (nori);
500 g de arroz japonês;
1 xícara (café) de maionese;
300 g de salmão;
Molho Shoyo;
Alface.

 Ingredientes (Tempero do Arroz)
50 g de açúcar cristal;
75 ml de vinagre de arroz;
25 ml de saquê de cozinha;
1 colher (chá) de sal.

 Modo de preparo (Tempero do Arroz)


Em uma panela, coloque todos os ingredientes;
Ainda fora do fogo, vá mexendo até que o sal e o açúcar estejam completamente dissolvidos;
Leve ao fogo e deixe até o molho ficar transparente;
Quando isso acontecer, desligue o fogo e reserve o molho.

Modo de Preparo (Arroz)
Lave bem o arroz antes de cozinhar, mas com movimentos leves, para evitar que ele quebre e fique com uma aparência feia.
Deixe a água escorrer bem e leve a uma panela.
Adicione água na seguinte proporção (para cada medida de arroz, uma medida de água);
Não se preocupe em colocar temperos e muito menos fritar o arroz, basta levar ao fogo somente com água.
Leve ao fogo (alto) e tampe a panela até que a água ferva.
Quando ferver, coloque em fogo baixo, ainda com a panela tampada e deixe que cozinhe por cerca de 10 minutos até a água secar.
Passado esse tempo, verifique se ainda tem água fervendo nas bordas e também no fundo da panela. Para isso, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de arroz do fundo. Se estiver brilhante, deixe que cozinhe mais um pouco até que seque toda a água.
Quando perceber que secou, desligue o fogo, mas não destampe a panela durante cerca de 10 minutos, para que o cozimento termine no vapor;
Coloque o tempero que você preparou para o arroz dentro da panela aos poucos. Vá misturando em movimentos suaves, até perceber que o sabor está no ponto.

 Modo de Preparo (Sushi)
Pegue uma esteirinha própria para fazer sushis e coloque-a na sua frente.
Disponha uma folha de alga em cima dela, mas sempre lembrando de deixar um espaço de no mínimo 1 cm da extremidade da esteirinha (fazendo isso, você consegue enrolar melhor os sushis). Com as mãos mesmo, pegue pequenas porções do arroz e coloque sobre a alga, espalhando e fazendo uma camada nem muito grossa, nem muito fina.
Mantenha um recipiente com água do seu lado enquanto manuseia o arroz, para que ele não fique grudando nas suas mãos. Em cima do arroz, coloque uma fatia de salmão e uma tirinha de alface, de forma que vá de uma extremidade à outra da alga.
Caso queira, você pode colocar também um pouco de maionese.
Vá enrolando com bastante cuidado e firmeza, para que o resultado seja um cilindro uniforme e firme. Com uma faca bem afiada, corte em fatias grossas. Seu sushi está pronto! Basta servir com um recipiente de molho shoyo.

 Algumas dicas:
Antes de tudo, faça o tempero do arroz, para depois começar a fazer os demais ingredientes /
Quando for colocar o tempero, o arroz deve estar quente, do contrário, não vai pegar sabor Aproveite o tempo que o arroz (já temperado) demora para esfriar e vá cortando o salmão no formato de tirinhas / Você pode substituir o salmão por outros peixes mais baratos ou até por legumes / Uma dica importante é deixar as algas sempre dentro da embalagem, tirando-as apenas na hora de enrolar os sushis Quando elas ficam muito tempo expostas ao meio, amolecem rapidamente / Todos os ingredientes devem ser organizados de forma que fiquem sempre à sua mão. Isso facilita bastante no preparo.

Sirva neste lindo conjunto para Sushi da Laris:detalhe conj sushi

“A motivação é como alimento para o cérebro, você não pode ter o suficiente em uma refeição. A motivação precisa de recargas contínuas e regulares para nutrir a fundo e transformar um ser humano em um vencedor.”  (Peter Davies)

ASSINATURA BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *