Vai casar? Dicas legais e importante para as noivos!

            Sou proprietária da Laris e fui cerimonialista por 18 anos, realizei muitos casamentos (perdi até as contas, rs), desde o planejamento até o final do grande dia. Tendo experiência na área de casamentos e festas, abordarei temas como: planejamento, comportamento, e tudo que se relacione a realização de um casamento. Tema que adoro!
Casar é uma verdadeira aventura e preparar o casamento também. Se está pensando em se casar, deve saber que tem muitas despesas pela frente, especialmente se tem um orçamento limitado.
Para um casamento perfeito há muito trabalho a fazer, por vezes coisas que antes nem sequer tinham sido consideradas, deverão ser levadas em conta. Antes de mais nada, aconselho a ter uma agenda de casamento onde poderão anotar tudo o que têm para fazer e o que já fizeram. Podem anotar tudo na agenda de tarefas e, deste modo, terão sempre à mão a sua lista.

            Aqui estão, por ordem de execução, os passos para organizar o casamento. É claro que podem fazer tudo com um pouco mais de antecedência, mas esta lista serve acima de tudo como uma orientação para não se perderem!blog

  • Para começar, pensem em que data e hora querem realizar o casamento e qual o estilo que desejam: assim ficam imediatamente com uma ideia: quais os locais a contatar para pedir orçamentos e também de quanto tempo têm para organizar tudo.
  • Façam um primeiro orçamento, pensando sobretudo em quanto querem gastar e em qual area estão dispostos a gastar mais ou menos dinheiro. Tendo esta ideia inicialmente, será mais fácil evitar surpresas com gastos.
  • As despesas com o casamento começam a partir do momento que receber um anel de noivado. Depois, você tem uma série de despesas não só com a festa e a celebração propriamente dita mas com todos os preparativos. Por exemplo, antes de escolher o bolo de casamento, prove, e isso implica algumas deslocações. O mesmo se aplica se quiser que as madrinhas e damas tenham vestidos de cerimônia com características específicas – mesmo que não os paguem – a sua escolha vai implicar custos. Mesmo não tendo estas despesas menores em consideração, casar custa dinheiro e estipular um orçamento é uma excelente forma de começar a fazer contas.
  • Tentem ir a algumas feiras de noivas para tirar ideias, conhecer fornecedores e locais dedicados à celebração de casamentos. Podem aproveitar para marcar algumas visitas, pois grande parte das vezes tem promoções e preços mais acessíveis nestas feiras.

madrinhas blog

               Entre um ano e seis meses antes do casamento, tentem realizar as seguintes tarefas:

  • Reservar o local definido que querem oferecer sua festa e cerimônia religiosa, devem pensar no estilo de decoração que pretendem para contatar fornecedores.
  • Comuniquem no emprego a intenção da data do casamento; pois este vai implicar que tenham que tirar alguns dias antes e, evidentemente depois para a lua-de-mel.
  • As noivas devem começar a escolher o seu vestido: definir um estilo, visitar lojas de noivas, experimentar vestidos para verificar qual o tipo que mais se adapta a vocês. Os vestidos de noiva exigem sempre algum tempo e convém escolhê-los com antecedência de modo a ficarem perfeitos!
  • Fotógrafo: visitem e conheçam o trabalho do profissional que vai contratar (peça informações e indicações de cliente que utilizaram seu trabalho).
  • Salão de beleza para  noiva ( façam provas com antecedência  make e cabelo).
  • Pensem em destinos para a lua-de-mel e comecem a pesquisar viagens.
  • Definam melhor a lista de convidados e escolham quem desejam ter para padrinhos e testemunhas (também eles têm de se preparar).

            Comecem a contactar e a escolher fornecedores para a música (religioso e festa), para os arranjos florais e sites para colocar a lista de casamento , isto facilita muito para os convidados.

mesa de bolo

          Entre cinco meses e um mês antes do casamento convém finalizar a maior parte dos assuntos pendentes:

  • Definam o regime legal que vai amparar a união e comecem a tratar de toda a documentação civil: (Certidão de nascimento e Cédula de Identidade (originais)/Comprovante de residência (originais)/Duas testemunhas); necessária para a celebração, seja ela civil ou religiosa (peçam certidões de nascimento)
  • No caso de optarem por uma celebração religiosa: (Xerox da cédula de identidade (RG) dos noivos e padrinhos/Certidão de batismo do noivos/Certidão de óbito, caso um dos noivos seja viúvo(a)/Protocolo do processo civil). Pagamento da taxa na igreja. Além de apresentar a documentação necessária, os noivos devem fazer um curso onde será apresentado a importância da religião e da família. Caso um dos noivos não seja batizado, o batismo poderá ser feito no dia do curso.
  • Católica (romana, ortodoxa ou anglicana), evangélica (nas mais diversas denominações), judaica, islâmica (ou muçulmana), budista, indu, religiões de matriz africana (candomblé, umbanda, tambor de minas, etc.) e mesmo a espírita kardecista – que não possui sacerdotes – praticamente todas as religiões têm um rito especial para oficializar a união dos noivos. Verifiquem em sua opção de cerimonia religiosa quais documentos ou rituais que precisam para se casar.
  • Noivos: comecem a procurar os trajes (é mais simples do que o das noivas, normalmente precisa de poucos ajustes).
  • Escolham os convites e enviem-nos, no máximo, três meses antes do casamento.
  • Escolham as lembranças que querem dar aos convidados e, se as quiserem fazer, ponham as mãos à obra o quanto antes.
  • Façam a contagem final dos convidados e definam a disposição das mesas.
  • Façam a última prova da cardápio e dos vinhos ou bebidas (e, se necessário, ajustem os detalhes

Verifiquem que têm tudo o que necessitam para a viagem de lua-de-mel e preparem as malas.

viagem

              Dica importante: Para sua comodidade, poderá contratar uma cerimonialista, ela lhe auxiliará na organização de todo o evento, fazendo que tudo fique mais leve e divertido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *