Dia da conservação do solo, cuide, preserve!

          A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação.

Este dia é dedicado à reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural.

 E o nosso lixo, onde esta o problema?

      A maioria das cidades, principalmente as menores e do interior, não possuem um local adequado, nem um tratamento para o lixo doméstico. A maioria ainda mantém os chamados “lixões” que nada mais são é do que montanhas de lixo, onde “vivem” pessoas e animais sujeitas a várias doenças. Onde também, geralmente, não possuem um isolamento do solo para que o chorume (aquele líquido do lixo) não infiltre no solo poluindo o mesmo e os lençóis freáticos. E ainda tem o metano que é emitido na decomposição desse lixo e aumenta o aquecimento global.

 Reciclagem

1. Diminua a quantidade.
Procure comprar produtos que gerem menos lixo ou que simplesmente não gerem nenhum lixo. Opte por ao invés de comprar 1kg de açucar, comprar 5kgs por exemplo. Ou a ir até aquelas lojas que vendem a granel e levar seu próprio pote de vidro. Outra solução também é deixar algumas embalagens, sacos, etc, na loja que você compra.

2. Se informe sobre o destino do lixo em sua cidade.
Entre em contato com a prefeitura da sua cidade ou procure se informar como for. Verifique se o destino do lixo doméstico está correto e se o local está dentro das leis. Se não estiver, denuncie! Verifique também se sua cidade possui o programa de Coleta Seletiva e se o mesmo funciona.

3. Separe seu lixo. E cuide do seu destino.
Procure separar seu lixo. Mas lembre-se: de nada adianta separar e depois colocar na rua para o caminhão levar. Ele será jogado no mesmo lugar que qualquer outro lixo.

Minha sugestão é lavar todo o lixo reciclável que você gerar e separar em latas ou sacos diferentes. Então procure conhecer algum catador e converse com ele um dia da semana para ele retirar o lixo.

Mundo simples preserva

                           Temos produtos na Laris feitos ecologicamente corretos:
banner

1) Cesto Oval Sea – 2) Eco Pote com Tampa Ecológica3) Cesto Cherry Multiuso – 4) Cesto Retangular Multiuso 5) Lixeira Tropical Birds – 5L 6) Cesto Redondo Bege

ASSINATURA BLOG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *