Como arrumar sua mesa com elegância

Receber é uma arte e para ser uma boa anfitriã, a regra mais importante é fazer seus convidados se sentirem à vontade em sua casa. 

mesa_posta_dia_a_dia

Quando pensamos em arrumar uma mesa para uma refeição mais elaborada logo acreditamos que é uma tarefa muito complicada. Mas para garantir o sucesso da recepção em uma ocasião mais elegante e saber como arrumar a mesa, onde colocar e quais pratos, talheres e copos pode fazer toda a diferença. 

como_arrumar_a_mesa_mini

  • Entre o sousplat, prato que fica embaixo dos outros na mesa, coloque uma toalhinha para evitar ruídos ao servir. O sousplat, que serve não só para enfeite, mas também tem a função de reservar o calor.O prato lateral, para pães, manteiga, patês, etc. deverá estar guarnecido com uma pequena faca.
  • Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste.
  • Os guardanapos cuidadosamente dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.
  • No arranjo da mesa, cuide para que as flores sejam sem perfume e baixas, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Também pode ser colocadas velas para dar um ar elegante ao jantar.

mesa-de-jantar-posta1

Agora algumas dicas indispensáveis: Por mais esfomeada que você esteja, não comece antes do anfitrião, a menos que ele peça. Se houver muitas pessoas à mesa, aguarde até que metade delas tenha se servido. Não enfie a cara na comida. Ela deve ser levada à boca e não o contrário. Dobre as folhas da salada. Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres. O pão é a unica comida que pode usar as mãos para comer. Jamais use um palito de dente. Seus talheres dizem muito sobre a refeição.

etiqueta mesa

Pronto! Com nossas dicas você já está preparada para convidar seus amigos e ser uma ótima anfitriã! E ainda se comportar à mesa de forma elegante.

ss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *