Harmonize os queijos com os vinhos e sirva seus convidados

Existe combinação mais clássica do que queijos e vinhos? Definitivamente não. Descubra como preparar uma inesquecível mesa de queijos e vinhos na sua casa! Para começar, é preciso dizer: nem todo queijo harmoniza com qualquer vinho. É preciso prestar atenção nas características de cada um para, então, selecionar o vinho ou o queijo ideal. Ou, no caso de uma tábua de queijos, como encontrar vinho curinga que vai se dar bem com todos ou com a maioria deles.banner blogComo já dissemos antes, harmonização boa é aquela que te agrada e ponto! Mas, se não sabe nem pode onde começar, uma ajuda é sempre bem-vinda, né?! Fizemos uma lista com alguns tipos de queijos, suas principais variedades e indicações de vinhos. Quer deixar sua mesa ainda mais atraente? Identificar e agrupar os mais diferentes tipos de queijos é o primeiro passo para o sucesso da sua harmonização com as variedades enormes de vinhos que existem.

De acordo com essa classificação, os especialistas recomendam:

– Os queijos frescos e curados, de modo geral, se dão melhor com vinhos brancos leves, secos e com nível de acidez elevado, como os Sauvignon Blanc e Chardonnay.

– Os bancos moles se equilibram bem com os espumantes por causa da contraposição entre o sal do queijo e a efervescência do vinho, mas também harmonizam bem com os vinhos tinto de uva Cabernet Sauvignon.

– Os queijos semi moles podem se conciliar bem com os brancos de forte aroma, bem como os tintos leves e frutados como Merlot, Malbec ou Carbernet Sauvignon.

– Os queijos duros, por ter sabor com maior presença e complexidade, estão mais propícios à harmonização com vinhos tintos encorpados, pois sua acidez e nível de sal controlado não conflitam com o corpo dos tintos.Vinhos como Cabernet Sauvignon ou Syrah.

– Os azuis produzem maior satisfação quando acompanhados pelos vinhos doces como Porto, Tokay ou Sauternes.

GRUYÈRE: tinto jovem de uva Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec.
PROVOLONE: tinto de uva Syrah
GOUDA: tinto de uva Malbec ou Carbenet Sauvignon
EMMENTHAL: tinto de uva Merlot ou Carbernet Sauvignon.
EDAM: tinto de uva Malbec ou Syrah.
MAASDAM: tinto de uva Malbec ou Merlot.
PRATO ESFÉRICO: branco frutado.
REINO: tinto encorpado de uva Tannat ou Carménère.
BRIE: tinto de uva Cabernet Sauvignon.
CAMEMBERT: tinto de uva Syrah.
GORGONZOLA: branco doce como Porto, Tokay ou Sauternes.
PARMESÃO: tinto de uva Cabernet Sauvignon ou Syrah.
Frescos: branco seco de uva Sauvignon Blanc.

queijo e vinho” A gente não faz amigos, reconhece-os” – (Vinicius de Morais)ASSINATURA BLOG

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *